Cenários de mudança
Com certeza, a disseminação das mídias mudou muito não só a forma de pensar como a de agir de crianças e jovens no contexto atual. Essas crianças e jovens já praticamente pensam de forma "virtual; a formatação deles é mais visual enquanto de nossa geração é mais impressa. Enquanto muitos pais continuam lendo material impresso, os filhos optam por lê-lo na tela do computador e ,ainda, realizar muitas tarefas do dia a dia no próprio computador.
Essas mudanças, muitas vezes, acabam por implicar em conflitos entre pais e filhos. Os pais, muitas vezes, não entendem a "fissura" de alunos pela Internet e eles têm razão em se preocupar, porque a Internet precisa ser usada com moderação e de forma muito cautelosa, para que as crianças e jovens não acessem conteúdos inapropriados. Não é tarefa fácil lidar com crianças e jovens neste atual contexto tecnológico. Precisa de muito diálogo e acompanhamento.
Essas mudanças impactam diretamente nas escolas. O aluno que já é acostumado a lidar com a tecnologia fora da escola, acaba muitas vezes se pode se sentir desestimulado quando, durante o processo de ensino, quando é feito de forma totalmente tradicional, sem inovações tecnológicas. A escola, nos dias de hoje, precisa compatibilizar ensino com inovações tecnológicas. Para isso, o professor precisa também ser qualificado para exercer tal função.
quinta-feira, 11 de setembro de 2014
quinta-feira, 21 de agosto de 2014
A educação e a informática
Com
o advento da Internet a escola não pode se tornar estanque da
evolução social. A sociedade, hoje, não consegue mais
“sobreviver” sem a incorporação da Internet, ou seja, dos dados
digitais; desde uma simples operação bancária... A sociedade
mudou, o aluno mudou, a forma de criar os filhos mudou e o professor,
como tem trabalhado frente a esses desafios???
Um
dos objetivos da escola é preparar o aluno para a vida e para o
mercado de trabalho. Muitos educadores ainda não “acordaram”
para o fato dessas mudanças. A escola não pode viver à margem
destas inovações tecnológicas que se apresentam. A tecnologia é,
sim, inquestionável para o ensino na atualidade.
O
aluno quem tem acesso à informática em casa, com certeza, vai se
tornar desinteressado com relação ao conteúdo formal da escola, se
este for somente “à moda antiga”. O professor deve se preparar
para este novo aluno que se apresenta para ele. Não adianta esse
professor ficar lamentando que o aluno de hoje não é o aluno do
passado; ele precisa desenvolver estratégias de ensino compatíveis
com essas novas tecnologias.
Diante
desta nova sociedade, o computador se tornou indispensável na
escola, uma vez que se apresenta também nos mais diversos contextos
como na engenharia, nas empresas,em casa... Este é um momento de
real transformação nas escolas.
quinta-feira, 31 de julho de 2014
terça-feira, 10 de junho de 2014
Partes de um computador
PARTE I
Unidades Funcionais Lógicas
O computador pode ser dividido basicamente em 3 partes:
Unidade de Entrada
Unidade Central de Processamento
Memória
Unidade de Saída
Unidades de Entrada
As unidades de entrada do computador, têm como função ler e transmitir dados. Os dispositivos de entrada são:
Teclado:
Para entrada de dados através da digitação. O teclado é dividido em 3 partes: teclado alfanumérico (semelhante ao de uma máquina de escrever), teclado numérico (semelhante à uma calculadora) e teclado de controle (formado por um grupo de teclas, que isoladamente ou em conjunto com outras teclas, executam comandos ou funções específicas, como as teclas , , , entre outras...)
Mouse:
Também conhecido como dispositivo apontador. Serve para apontar e selecionar uma das opções possíveis que aparecem na tela. Existem diversos tipos de mouse, mas o modelo mais comum tem o formato de um ratinho, por isso o nome em inglês: "mouse". Como dispositivo apontador, também encontramos os trackball, (que são um mouse invertido, ou seja, ao invés de rolarmos o mouse pela mesa, simplesmente, giramos sua bolinha com a mão movimentando o cursor na tela), track point, que é composto de um ponto no meio do teclado (geralmente em notebooks), touch pad, ou mouse de toque (onde ao movimentarmos o dedo sobre uma "pequena placa", movimentamos o cursor na tela) e os mouses em forma de caneta que tem o mesmo formato de uma caneta (geralmente encontrado em palm tops).
Scanner:
Trata-se de um dispositivo que serve para transferir desenhos, fotos e textos para o computador. O scanner pode ser de dois tipos: scanner de mão, o qual é parecido com um mouse bem grande e que devemos passar por cima do desenho/texto a ser transferido para o computador e scanner de mesa, muito parecido com uma máquina de xerox, onde devemos colocar o papel e abaixar a tampa para que o desenho seja então transferido para o computador.
Leitor Óptico:
É um dispositivo que serve para evitar os enormes tempos gastos com digitação de dados, é como um scanner, só que é utilizado, geralmente, para ler códigos de barra.
Microfone:
Também é um dispositivo de entrada, pois através dele podemos gravar sons, transmitir a nossa voz pela internet ou mesmo "ditar" um texto para o computador, utilizando um dos programas mais recentes de reconhecimento de voz.
Unidade Central de Processamento
CPU - Central Processing Unit, ou em português: UCP - Unidade Central de Processamento, é o coração do computador, é formada por milhões de circuitos integrados em um pequeno suporte de silício chamado "chip". Ela écomposta pelos módulos:
Microprocessador:
- Unidade de Controle: analisa cada instrução de um programa, controla as informações na memória principal, ativa a seção aritmética e lógica, ativa os canais de entrada ou saída, selecionando os dados a serem transferidos e o dispositivo que será empregado na transferência.
- Unidade Aritmética e Lógica: só se comunica com a unidade de controle, serve para realizar os cálculos de tipo aritmético (soma, subtração, multiplicação, divisão, radiciação, etc.) e tipo lógico (comparações).
Gerador de Clock:
- É responsável pela alimentação do sincronismo do sistema.
Multiplexador de Bus:
- É responsável pela geração dos sinais de controle.
Unidades de Memória
O computador não mantém toda a informação na CPU, ela armazena muitas coisas na memória e seleciona o que precisa a cada momento. Existem dois tipos de memória:
Memória Principal:
- ROM - Read Only Memory ou Memória Somente de Leitura, já vem gravada do fabricante e não pode ser alterada, é uma memória não volátil, pois não se perde o conteúdo quando se desliga o equipamento.
- RAM - Random Acess Memory ou Memória de Acesso Randômico ou Aleatório, memória volátil ou de rascunho, pois seu conteúdo se perde quando cessa a energia, e sua maior parte serve para armazenar informações do usuário.
Memória Auxiliar ou Memória de Massa:
- São meios de armazenamento não voláteis, ilimitados, têm velocidade de acesso bem menor que as da memória residente. A memória de massa também faz papel de dispositivo de entrada e saída. Eles podem ser:
Disquetes: também conhecidos como floppy disk ou disco flexível, serve para transferir a informação de um computador para outro, costumam-se utilizar discos magnéticos de pequeno porte que são colocados e retirados do computador. Eles são utilizados também para fazer cópias de segurança que são guardados fora do computador. Ele é dividido em trilhas e setores.
Disquete de 3 1/2"
Disco Rígido: também conhecido como hard disk ou winchester, é um disco metálico recoberto com uma camada de material em ferro magnético. Sendo dividido em trilhas, setores e cilindros, que facilitam a localização dos dados no disco. Os discos rígidos têm capacidades extremamente maiores do que os disquetes.
Disco Rígido (winchester)
Discos Ópticos: também é possível armazenar informações em um CD - Compact Disk ou Disco Compacto, para isso se emprega um raio laser que pode ser direcionado com grande precisão para um determinado ponto do disco. Devido à avançada tecnologia que incorporam, os CDs têm maior capacidade de armazenamento e são mais resistentes que os discos magnéticos.
Compact Disk
Unidades de Saída
As unidades de saída, têm por função converter os dados e informações de uma maneira que se torne compreensível para o usuário, ou seja, servem para que possamos obter os resultados dos dados processados pelo computador, existem diversos periféricos de saída, veja alguns deles:
Monitor de Vídeo:
Semelhante a um aparelho receptor de televisão, onde são apresentados os dados ou informações solicitadas pelo usuário.
Impressora:
É um dispositivo que imprime os dados ou informações armazenados na memória do computador. As impressoras podem ser classificadas em:
Impressoras Com Impacto: utilizando "martelos" que pressionam uma fita carbono contra o papel de impressão (geralmente os chamados "formulários contínuos"), e podem ser de dois tipos:
- Impressora Serial ou Matricial: possuem agulhas ou pinos na cabeça de impressão, que percorrem toda a extensão da página e que são responsáveis pela transferência da tinta do cartucho (fita) para o papel, através de pinos (ou agulhas) que pressionam essa fita contra o papel. (Obs.: quanto maior o número de pontos impresso pelas agulhas, melhor será a definição do caracter do documento). Existem impressoras de 9 e de 24 agulhas, sendo que as de 24 agulhas possuem uma melhor resolução, mas mesmo assim, o máximo de qualidade que estas impressoras alcançam são 360 dpi (dotch per inch) ou ppp (pontos por polegada).cuja impressão é feita caracter por caracter;
- Impressora de Linha: que imprime os caracteres de uma linha completa de uma só vez.
Impressoras Sem Impacto: são impressoras silenciosas.
Jato de Tinta - têm processo semelhante ao das matriciais, pois também possuem cabeça de impressão que percorre toda a extensão da página, só que esta cabeça de impressão possui pequenos orifícios, através dos quais a tinta é lançada sobre o papel. As impressoras jato de tinta pode ser de 2 tipos: "jato de bolha" (bubble jet), as quais possuem resistores que aquecem a tinta formando bolhas que se expandem empurrando a tinta pelos orifícios (é o tipo mais utilizado pelos fabricantes, como a HP e a Cannon); e "piezoelétrica", ou de tecnologia mecânica, como é o caso das impressoras Epson.
Fusão Térmica - ou também conhecidas como "dye sublimation", possuem uma qualidade profissional nas cópias efetuadas, mas o seu custo é muito maior do que o das impressoras jato de tinta. Nestas impressoras, a tinta está num rolo de transferência, ou seja, um filme de plástico que contém painéis consecutivos de corantes (dye), nas cores secundárias: ciano, magenta, amarelo e preto. Este rolo passa junto à cabeça térmica que contém milhares de elementos de aquecimento, que aquecem os corantes o suficiente para que evaporem, e então eles se espalham pela superfície do papel, que também deve ser um pape especial, próprio para abserver os vapores dos corantes.
Laser - são impressoras sem impacto e com baixíssimo nível de ruído, e possui um processo de impressão idêntico ao das fotocopiadoras (xerox). Funciona da seguinte maneira: no módulo de impressão, um conjunto de espelhos móveis e lentes redireciona o raio de luz para um cilindro que se move continuamente. A combinação do movimento do cilindro com o ligar e desligar do raio de luz, geral diversos pontos numa mesma linha. Enquanto o cilindro gira, o papel se movimenta e passa ao lado de um polarizador (fio eletrificado que transfere uma carga elétrica estática para o papel), então os pontos de luz que atingem o cilindro são polarizados por uma carga elétrica idêntica à do papel e cada carga marca um ponto que será impresso no papel. Entre o este ponto que o cilindro foi polarizado e o contato com o papel, existe uma bandeja de toner (um pó plástico que tem carga inversa à do cilindro) e que faz com que as partículas se unam com os pontos eletrificados do cilindro, o qual imediatamente encontra o papel, sendo que a carga do papel é sempre maior, este absorve, então, o toner do cilindro. Após girar, o cilindro passa por um fio carregado negativamente, o qual restaura toda a superfície à sua condição original, permitindo o reinício do processo. Depois o papel e toner passam pela unidade de fusão que os aquece e fixa o toner definitivamente no documento.
Plotters:
Plotter: é um dispositivo para traçar gráficos ou desenhos, através de canetas (coloridas ou não) a ele acopladas, combinando instruções de encostar e levantar a caneta com os deslocamentos da folha de papel. Existem também plotters à jato de tinta.
Speakers:
Ou caixas de som, servem para transmitir sons através do micro, sejam músicas ou sons de voz.
Sintetizadores ou Eletrodomésticos ou Robo Industrial: atualmente o computador é capaz de controlar quase que absolutamente tudo.
Assinar:
Postagens (Atom)