Cenários de mudança
Com certeza, a disseminação das mídias mudou muito não só a forma de pensar como a de agir de crianças e jovens no contexto atual. Essas crianças e jovens já praticamente pensam de forma "virtual; a formatação deles é mais visual enquanto de nossa geração é mais impressa. Enquanto muitos pais continuam lendo material impresso, os filhos optam por lê-lo na tela do computador e ,ainda, realizar muitas tarefas do dia a dia no próprio computador.
Essas mudanças, muitas vezes, acabam por implicar em conflitos entre pais e filhos. Os pais, muitas vezes, não entendem a "fissura" de alunos pela Internet e eles têm razão em se preocupar, porque a Internet precisa ser usada com moderação e de forma muito cautelosa, para que as crianças e jovens não acessem conteúdos inapropriados. Não é tarefa fácil lidar com crianças e jovens neste atual contexto tecnológico. Precisa de muito diálogo e acompanhamento.
Essas mudanças impactam diretamente nas escolas. O aluno que já é acostumado a lidar com a tecnologia fora da escola, acaba muitas vezes se pode se sentir desestimulado quando, durante o processo de ensino, quando é feito de forma totalmente tradicional, sem inovações tecnológicas. A escola, nos dias de hoje, precisa compatibilizar ensino com inovações tecnológicas. Para isso, o professor precisa também ser qualificado para exercer tal função.
Nenhum comentário:
Postar um comentário