4º ANO

http://jtrevas.projetoidec.pro.br/informatica/pparte1.htm TODOS CONTRA A DENGUE ! http://www.sxgames.com.br/Jogos/Detalhe/424 http://redeglobo.globo.com/diversao/noticia/2011/02/voce-contra-dengue-game-ensina-identificar-focos-do-mosquito.html http://www.ludoeducajogos.com.br/site/jogos/contra-a-dengue A dengue mata ! Saiba mais:

As quatro operações 

http://www.imagem.eti.br/matematica/matematica_contas_adicao_4.html


 Características e classificação dos animais:













Atividades:

1-

2-


3-







 Atividade on- line:


http://www.prof2000.pt/users/rosaritos/testes/animais2%C2%BA.htm






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Língua portuguesa:



( Sinônimos )
http://www.noas.com.br/educacao-infantil/lingua-portuguesa/jogo-dos-sinonimos/
 



( Antônimos )
http://guida.querido.net/jogos/portug/antoni-1.htm




(Sinônimos e antônimos )
http://www.klickeducacao.com.br/2006/ativint/jogos/jogofront/0,5982,POR-296-2,00.html




( Parônimos )
http://guida.querido.net/jogos/portug/homofo-2.htm




( pontuação; frase )
http://guida.querido.net/jogos/portug/pontua-1.htm


( pontuação; texto )
http://guida.querido.net/jogos/portug/pontua-2.htm




( Acentuação )
http://www.escolagames.com.br/jogos/bruxaDosAcentos/




( ah, à, a  ou há )


Leia o texto:
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/portugues/ha-a-a-e-ah-entenda-as-diferencas-de-uso.htm 


Atividades
http://guida.querido.net/jogos/portug/ortogr-3.htm




( jogo dos porquês )
http://www.nossoclubinho.com.br/jogo-dos-porques/


http://navegandonoportugues.xp3.biz/?p=146




( separação silábica)
http://www.soportugues.com.br/secoes/jogos/jogo.php?jogo=4

( separação silábica c/ espaços)
http://www.sol.eti.br/silabas/aprenda_separar_em_silabas1.html



( interpretação de texto; substantivo próprio )
http://www.sol.eti.br/b/substantivo-proprio/interpretacao-texto-substantivo-proprio.php


( jogos; substantivos próprios )
http://www.sol.eti.br/b/substantivo-proprio/



( interpretação de texto; substantivo comum )



http://www.sol.eti.br/b/substantivo-comum/interpretacao-texto-substantivo-comum.php


( jogos; substantivos comuns )
http://www.sol.eti.br/b/substantivo-comum/



 (Interpretação de textos: adjetivos )
 http://www.sol.eti.br/b/adjetivos/interpretacao-texto-adjetivos.php

( jogos dos adjetivos )
http://www.sol.eti.br/b/adjetivos/


(  x ou ch no texto )
http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/smed/inclusaodigital/atividades_educativas/ana/exercicioxech/X%20E%20CH%20lacunas.htm




( cruzadas com s, sc, ss, ç )
http://www.imagem.eti.br/jogo_com_letras/palavra_cruzada_de_encaixe_1.html





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 ARTE:



  Arte indígena,   pesquisar:




  • Pintura corporal indígena




  • Cerâmica Indígena



  • Arte plumária indígena





  • Dança indígena


 
Sites sugeridos :




1-
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/indios-brasileiros/arte-indigena-2.php




2-
http://www.historiadaarte.com.br/linha/indigenabr.html



3-
http://www.hjobrasil.com/ordem.asp?secao=44&categoria=341&subcategoria=0&id=3759




4-
http://www.arteducacao.pro.br/hist_da_arte/hist_da_arte_prebrasil.htm








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Calendário:



Utilizando os recursos do BrWriter ou Calc.    



FEVEREIRO /2013




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 O espaço rural:


Na roça é diferente:








Atividade:







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Literatura :


Texto narrativo e atividades



http://www.anossaescola.com/cr/testes/hbfontenele/portuguesfinal.htm



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Ciências;



 Cruzadinha:


http://www2.uol.com.br/ecokids/jogos/cruz_001.htm




 Consciência ecológica - jogos:




http://www.escolagames.com.br/jogos/coletaSeletiva/






Para saber mais:

http://www.cntdespoluir.org.br/Downloads/Cartilhas/Cartilha%20completa_Meio%20Ambiente.pdf








Leitura  e compreensão textual:




http://www.sol.eti.br/a/portugues/interpretacao_texto_borboleta.php




Atividades:



Assistir o vídeo "convivência" e escrever um texto no processador de texto Writer, interpretando a animação.
Editar o texto:

Margens
Parágrafos
Alinhamento
Letras; tamanho, fonte, negrito, itálico etc...
Salvar no local destinado




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Tema: vegetais, animais e ecossistema






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 Aluno: ____________________________________________Série______
Atividades:
















Atividades on-line:



http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/animais_atividades/brcult_conhecendo_cadeiaalimentar.swf



http://www.prof2000.pt/users/rosaritos/testes/SeresVivos.htm


Fotossíntese:

http://websmed.portoalegre.rs.gov.br/escolas/obino/cruzadas1/atividades_plantas/fotossintese-quiz.swf


PARTE I Unidades Funcionais Lógicas O computador pode ser dividido basicamente em 3 partes: Unidade de Entrada Unidade Central de Processamento Memória Unidade de Saída Unidades de Entrada As unidades de entrada do computador, têm como função ler e transmitir dados. Os dispositivos de entrada são: Teclado: Para entrada de dados através da digitação. O teclado é dividido em 3 partes: teclado alfanumérico (semelhante ao de uma máquina de escrever), teclado numérico (semelhante à uma calculadora) e teclado de controle (formado por um grupo de teclas, que isoladamente ou em conjunto com outras teclas, executam comandos ou funções específicas, como as teclas , , , entre outras...) Mouse: Também conhecido como dispositivo apontador. Serve para apontar e selecionar uma das opções possíveis que aparecem na tela. Existem diversos tipos de mouse, mas o modelo mais comum tem o formato de um ratinho, por isso o nome em inglês: "mouse". Como dispositivo apontador, também encontramos os trackball, (que são um mouse invertido, ou seja, ao invés de rolarmos o mouse pela mesa, simplesmente, giramos sua bolinha com a mão movimentando o cursor na tela), track point, que é composto de um ponto no meio do teclado (geralmente em notebooks), touch pad, ou mouse de toque (onde ao movimentarmos o dedo sobre uma "pequena placa", movimentamos o cursor na tela) e os mouses em forma de caneta que tem o mesmo formato de uma caneta (geralmente encontrado em palm tops). Scanner: Trata-se de um dispositivo que serve para transferir desenhos, fotos e textos para o computador. O scanner pode ser de dois tipos: scanner de mão, o qual é parecido com um mouse bem grande e que devemos passar por cima do desenho/texto a ser transferido para o computador e scanner de mesa, muito parecido com uma máquina de xerox, onde devemos colocar o papel e abaixar a tampa para que o desenho seja então transferido para o computador. Leitor Óptico: É um dispositivo que serve para evitar os enormes tempos gastos com digitação de dados, é como um scanner, só que é utilizado, geralmente, para ler códigos de barra. Microfone: Também é um dispositivo de entrada, pois através dele podemos gravar sons, transmitir a nossa voz pela internet ou mesmo "ditar" um texto para o computador, utilizando um dos programas mais recentes de reconhecimento de voz. Unidade Central de Processamento CPU - Central Processing Unit, ou em português: UCP - Unidade Central de Processamento, é o coração do computador, é formada por milhões de circuitos integrados em um pequeno suporte de silício chamado "chip". Ela écomposta pelos módulos: Microprocessador: - Unidade de Controle: analisa cada instrução de um programa, controla as informações na memória principal, ativa a seção aritmética e lógica, ativa os canais de entrada ou saída, selecionando os dados a serem transferidos e o dispositivo que será empregado na transferência. - Unidade Aritmética e Lógica: só se comunica com a unidade de controle, serve para realizar os cálculos de tipo aritmético (soma, subtração, multiplicação, divisão, radiciação, etc.) e tipo lógico (comparações). Gerador de Clock: - É responsável pela alimentação do sincronismo do sistema. Multiplexador de Bus: - É responsável pela geração dos sinais de controle. Unidades de Memória O computador não mantém toda a informação na CPU, ela armazena muitas coisas na memória e seleciona o que precisa a cada momento. Existem dois tipos de memória: Memória Principal: - ROM - Read Only Memory ou Memória Somente de Leitura, já vem gravada do fabricante e não pode ser alterada, é uma memória não volátil, pois não se perde o conteúdo quando se desliga o equipamento. - RAM - Random Acess Memory ou Memória de Acesso Randômico ou Aleatório, memória volátil ou de rascunho, pois seu conteúdo se perde quando cessa a energia, e sua maior parte serve para armazenar informações do usuário. Memória Auxiliar ou Memória de Massa: - São meios de armazenamento não voláteis, ilimitados, têm velocidade de acesso bem menor que as da memória residente. A memória de massa também faz papel de dispositivo de entrada e saída. Eles podem ser: Disquetes: também conhecidos como floppy disk ou disco flexível, serve para transferir a informação de um computador para outro, costumam-se utilizar discos magnéticos de pequeno porte que são colocados e retirados do computador. Eles são utilizados também para fazer cópias de segurança que são guardados fora do computador. Ele é dividido em trilhas e setores. Disquete de 3 1/2" Disco Rígido: também conhecido como hard disk ou winchester, é um disco metálico recoberto com uma camada de material em ferro magnético. Sendo dividido em trilhas, setores e cilindros, que facilitam a localização dos dados no disco. Os discos rígidos têm capacidades extremamente maiores do que os disquetes. Disco Rígido (winchester) Discos Ópticos: também é possível armazenar informações em um CD - Compact Disk ou Disco Compacto, para isso se emprega um raio laser que pode ser direcionado com grande precisão para um determinado ponto do disco. Devido à avançada tecnologia que incorporam, os CDs têm maior capacidade de armazenamento e são mais resistentes que os discos magnéticos. Compact Disk Unidades de Saída As unidades de saída, têm por função converter os dados e informações de uma maneira que se torne compreensível para o usuário, ou seja, servem para que possamos obter os resultados dos dados processados pelo computador, existem diversos periféricos de saída, veja alguns deles: Monitor de Vídeo: Semelhante a um aparelho receptor de televisão, onde são apresentados os dados ou informações solicitadas pelo usuário. Impressora: É um dispositivo que imprime os dados ou informações armazenados na memória do computador. As impressoras podem ser classificadas em: Impressoras Com Impacto: utilizando "martelos" que pressionam uma fita carbono contra o papel de impressão (geralmente os chamados "formulários contínuos"), e podem ser de dois tipos: - Impressora Serial ou Matricial: possuem agulhas ou pinos na cabeça de impressão, que percorrem toda a extensão da página e que são responsáveis pela transferência da tinta do cartucho (fita) para o papel, através de pinos (ou agulhas) que pressionam essa fita contra o papel. (Obs.: quanto maior o número de pontos impresso pelas agulhas, melhor será a definição do caracter do documento). Existem impressoras de 9 e de 24 agulhas, sendo que as de 24 agulhas possuem uma melhor resolução, mas mesmo assim, o máximo de qualidade que estas impressoras alcançam são 360 dpi (dotch per inch) ou ppp (pontos por polegada).cuja impressão é feita caracter por caracter; - Impressora de Linha: que imprime os caracteres de uma linha completa de uma só vez. Impressoras Sem Impacto: são impressoras silenciosas. Jato de Tinta - têm processo semelhante ao das matriciais, pois também possuem cabeça de impressão que percorre toda a extensão da página, só que esta cabeça de impressão possui pequenos orifícios, através dos quais a tinta é lançada sobre o papel. As impressoras jato de tinta pode ser de 2 tipos: "jato de bolha" (bubble jet), as quais possuem resistores que aquecem a tinta formando bolhas que se expandem empurrando a tinta pelos orifícios (é o tipo mais utilizado pelos fabricantes, como a HP e a Cannon); e "piezoelétrica", ou de tecnologia mecânica, como é o caso das impressoras Epson. Fusão Térmica - ou também conhecidas como "dye sublimation", possuem uma qualidade profissional nas cópias efetuadas, mas o seu custo é muito maior do que o das impressoras jato de tinta. Nestas impressoras, a tinta está num rolo de transferência, ou seja, um filme de plástico que contém painéis consecutivos de corantes (dye), nas cores secundárias: ciano, magenta, amarelo e preto. Este rolo passa junto à cabeça térmica que contém milhares de elementos de aquecimento, que aquecem os corantes o suficiente para que evaporem, e então eles se espalham pela superfície do papel, que também deve ser um pape especial, próprio para abserver os vapores dos corantes. Laser - são impressoras sem impacto e com baixíssimo nível de ruído, e possui um processo de impressão idêntico ao das fotocopiadoras (xerox). Funciona da seguinte maneira: no módulo de impressão, um conjunto de espelhos móveis e lentes redireciona o raio de luz para um cilindro que se move continuamente. A combinação do movimento do cilindro com o ligar e desligar do raio de luz, geral diversos pontos numa mesma linha. Enquanto o cilindro gira, o papel se movimenta e passa ao lado de um polarizador (fio eletrificado que transfere uma carga elétrica estática para o papel), então os pontos de luz que atingem o cilindro são polarizados por uma carga elétrica idêntica à do papel e cada carga marca um ponto que será impresso no papel. Entre o este ponto que o cilindro foi polarizado e o contato com o papel, existe uma bandeja de toner (um pó plástico que tem carga inversa à do cilindro) e que faz com que as partículas se unam com os pontos eletrificados do cilindro, o qual imediatamente encontra o papel, sendo que a carga do papel é sempre maior, este absorve, então, o toner do cilindro. Após girar, o cilindro passa por um fio carregado negativamente, o qual restaura toda a superfície à sua condição original, permitindo o reinício do processo. Depois o papel e toner passam pela unidade de fusão que os aquece e fixa o toner definitivamente no documento. Plotters: Plotter: é um dispositivo para traçar gráficos ou desenhos, através de canetas (coloridas ou não) a ele acopladas, combinando instruções de encostar e levantar a caneta com os deslocamentos da folha de papel. Existem também plotters à jato de tinta. Speakers: Ou caixas de som, servem para transmitir sons através do micro, sejam músicas ou sons de voz. Sintetizadores ou Eletrodomésticos ou Robo Industrial: atualmente o computador é capaz de controlar quase que absolutamente tudo.

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